September 30, 2013

Digital natives are not familiar with educational technologies


Can we teach digital natives digital literacy?

Wan Ng - School of Education, University of New South Wales


Abstract

In recent years, there has been much debate about the concept of digital natives, in particular the differences between the digital natives' knowledge and adoption of digital technologies in informal versus formal educational contexts. This paper investigates the knowledge about educational technologies of a group of undergraduate students studying the course Introduction to eLearning at a university in Australia and how they adopt unfamiliar technologies into their learning. The study explores the 'digital nativeness' of these students by investigating their degree of digital literacy and the ease with which they learn to make use of unfamiliar technologies. The findings show that the undergraduates were generally able to use unfamiliar technologies easily in their learning to create useful artefacts. They need, however to be made aware of what constitutes educational technologies and be provided with the opportunity to use them for meaningful purposes. The self-perception measures of the study indicated that digital natives can be taught digital literacy.

Highlights

► The study showed that digital natives are not familiar with educational technologies. ► They need to be made aware of and taught about educational technologies. ► They are able to adopt new technologies into their learning quite easily. ► Self-perception measures indicate that digital natives can be taught digital literacy.

Keywords
Media in education;
Postsecondary education;
teaching/learning strategies

Full article: Can we teach digital natives digital literacy?

Computers & Education

Volume 59, Issue 3, November 2012, Pages 1065–1078

September 11, 2013

Book Trailers as Digital Storytelling: criação de narrativas digitais para divulgação de livros (3)

Mundos Virtuais: Crista Lopes sobre as razões para os actuais limites de capacidade das regiões #OSCC13


A maioria dos utilizadores de mundos virtuais já experimentou situações em que se torna impossível funcionar numa determinada região devido ao elevado número de avatares nela presentes, mesmo quando o limite teórico do simulador se encontra ainda distante. Como alguém me disse há muito tempo: «Nos mundos virtuais, a principal fonte de Lag são as pessoas.»

Numa das suas intervenções, no âmbito da #OSCC13, Crista Lopes falou sobre os motivos que levam a estes limites de capacidade das regiões criadas com recurso à tecnologia OpenSimulator (e também no Second Life).

Segundo Crista Lopes, não se trata apenas de um problema de configuração (i.e. falta de capacidade) dos servidores, o problema reside igualmente nos viewers, que simplesmente não suportam lidar com a presença de um elevado número de utilizadores numa única região. Assim, qualquer desenvolvimento ao nível da arquitectura dos servidores, terá de ser acompanhado por igual investimento nos viewers, pois, caso contrário, estas situações continuarão a acontecer - bastando para tal que um evento atraia mais do que uma dezena ou duas de utilizadores a regiões que teoricamente deveriam suportar 100 avatares.



O vídeo acima é um excerto da gravação da Opening Keynote da #OSCC13.
A gravação integral da sessão encontra-se disponível em:
http://www.ustream.tv/recorded/38381879

September 10, 2013

September 9, 2013

Leitura e escrita podem abrandar o declínio cognitivo na idade avançada

Imagem: sciencedaily.com
De acordo com um editorial publicado no jornal Neurology (jornal oficial da Academia Americana de Neurologia), ler e escrever são duas actividades de estimulação do cérebro com impacto positivo no abrandamento do declínio cognitivo associado à idade avançada. A leitura e a escrita fazem parte de um estilo de vida que, aparentemente, previne (ou atrasa significativamente) o surgimento de demência senil.

Fonte: Reading & Writing Could Slow Late-Life Cognitive Decline - GalleyCat
Reading & Writing Could Slow Late-Life Cognitive Decline - GalleyCat

#OSCC13 Reflexões sobre a primeira OpenSimulator Community Conference

Imagem: http://conference.opensimulator.org
A primeira OpenSimulator Community Conference (OSCC13) teve lugar no passado fim-de-semana e foi um sucesso aos mais variados níveis, desde a qualidade dos conferencistas e das apresentações, até à adesão do público, que esgotou os ingressos disponíveis para a participação in-world, em regiões especificamente criadas para este evento.


A OSCC13 permitiu a descoberta de muitos e interessantes projectos desenvolvidos com recurso a OpenSimulator, proporcionando uma perspectiva diacrónica desta tecnologia e promovendo a comunicação entre os membros de uma comunidade que, ao contrário do que acontece com os utilizadores do Second Life, se encontra dispersa por diversas plataformas e mundos virtuais.

Por tudo o que se passou durante os dois dias do evento, e por todas as repercussões que esta conferência certamente terá na comunidade, restam poucas dúvidas que a OSCC13 constituirá um marco importante na história do OpenSim.

A organização da OSCC13 está igualmente de parabéns por ter conseguido os patrocínios necessários à viabilização desta conferência como evento gratuito.

Quem não pôde assistir à conferência ainda tem a oportunidade de ver as sessões gravadas ao vivo, disponibilizadas online e distribuídas pelos seguintes temas/canais:

OSCC1 - Arts & Creativity: http://www.ustream.tv/channel/oscc1

OSCC2 - Business & Enterprise: http://www.ustream.tv/channel/oscc2

OSCC3 - Keynotes / Development & OpenSource: http://www.ustream.tv/channel/oscc3

OSCC4 - Education: http://www.ustream.tv/channel/oscc4

OSCC5 - Research: http://www.ustream.tv/channel/oscc5

OSCC6 - Social & Communities: http://www.ustream.tv/channel/oscc6

Colagem/imagens: CMElias

Esperemos que esta conferência tenha sido a primeira de muitas OSCC  :)

Book Trailers as Digital Storytelling: criação de narrativas digitais para divulgação de livros (1)

#OSCC13 Dos Sonhos do Passado à Realidade do Futuro: uma apresentação inspiradora de John 'Pathfinder' Lester

Video streaming by Ustream

Os slides da apresentação:



O vídeo mencionado pelo autor na apresentação, que relata as primeiras experiências de interligação entre Second Life e OpenSim, entretanto descontinuadas pela LindenLab.



O autor mantém um mundo virtual - Pathlandia - que se encontra aberto a todos os visitantes.
Imagem de John Lester



As instruções para visitar Pathlandia encontram-se disponíveis em: http://becunningandfulloftricks.com/2012/01/09/my-diva-standalone-opensim-grid-pathlandia/




Sobre John Lester:



Exploring the Interconnected: How Past Dreams evolve into Future Re...

Mais vídeos das apresentações que tiveram lugar no âmbito desta conferência em:
http://conference.opensimulator.org/2013/streaming/

September 8, 2013

Digital Storytelling usando Powerpoint, Youtube or Vimeo


Digital Storytelling não implica investimento em ferramentas complicadas ou caras. É perfeitamente possível criar e partilhar narrativas digitais recorrendo a um programa de elaboração de apresentações, como o Microsoft Powerpoint, e plataformas de alojamento de vídeos, como o Youtube ou o Vimeo.

September 5, 2013

Using storytelling to change attitudes and behaviours - FREE Webinar




Date: 23 October 2013
Starts: 11.00am
Finishes: 12.00pm
Presenters: Pippa Woolnough (Amnesty International) & Nick Baum (Saffron Interactive)


Many e-learning courses claim to make use of ‘scenarios’, but it’s really the art of storytelling that should be at the heart of instructional design. This webinar explores how personal stories can help learners and organisations grow and change together.
Taking as a case study a radical new e-learning course on human rights for mental health professionals in the Republic of Ireland, produced in partnership with Amnesty International, the webinar will:
• Ask if ‘scenarios’ are enough for difficult soft skills topics and explain the difference between a scenario and a story
• Discuss the basis of emotional engagement through self-recognition
• Explore how stories can alter the cognitive frames that influence our decision-making process
• Showcase scrolling, touch-friendly, templates that tell stories better
• Ask if real learner stories should be incorporated into e-learning and how
More info at: Using storytelling to change attitudes and behaviours

September 2, 2013

Cerveira 2013: um tigre na Bienal Virtual? :)



A instalação "Instant scenes", de Kikas Babenco e Marmaduke Arado, experienciada por um tigre particularmente curioso. :)

A 17ª Bienal de Cerveira inclui uma vertente online, desenvolvida por artistas de vários países na plataforma Second Life.

“intermundos@metaverso: Bienal Virtual Virtual Biennial”
O projecto Bienal Virtual que aqui se dá início, inscreve-se nas dinâmicas artísticas desenvolvidas por avatares na plataforma do metaverso da SecondLife. Neste âmbito optou-se por destacar dois tipos de situações reconhecíveis neste ambientes: os environment e a obra – enquanto objecto virtual.
The origin of this Biennial work is inscribed in the dynamic developed for avatars in the metaverso platform of Second Life. In this context, two types recognizable environments are emphasized: the environment and the work – as a virtual object.
Artistas Artists
André Lopes (PT) | Bryn Oh (CA) Capcat Ragu & Meilo Minataur & Takio Ra (PT) | CEEleste Serra (PT) Elif Ayiter, aka Alpha Auer (TR) | Eupalinos Ugajin (IT) | Isabel Valverde (PT) | Julio Juste Ocaña, aka Holala Alter (ES) | Kikas Babenco & Marmaduke Arado (PT) & SaveMe Oh (NL) | Maya Paris (UK) | Osferatus Haven (FR) | Patrick Moya (FR)Pierre-Divier Fouqué (FR) | Pixel Reanimator (UK) | Toxic Menges, Traceshops e Spyvspyaeon (PT) Tutsy NavArAthnA (GR)

September 1, 2013

Delicatessen - Bienal Virtual - Cerveira 2013


Instalação criada no mundo virtual Second Life, por Capcat Ragu, Meilo Minotaur e Takio Ra, para o projecto "intermundos@metaverso: Bienal Virtual Virtual Biennial", no âmbito da 17ª Bienal de Cerveira.

A 17ª Bienal de Cerveira inclui uma vertente online, desenvolvida por artistas de vários países na plataforma Second Life.
“intermundos@metaverso: Bienal Virtual Virtual Biennial”
O projecto Bienal Virtual que aqui se dá início, inscreve-se nas dinâmicas artísticas desenvolvidas por avatares na plataforma do metaverso da SecondLife. Neste âmbito optou-se por destacar dois tipos de situações reconhecíveis neste ambientes: os environment e a obra – enquanto objecto virtual.
The origin of this Biennial work is inscribed in the dynamic developed for avatars in the metaverso platform of Second Life. In this context, two types recognizable environments are emphasized: the environment and the work – as a virtual object.
Artistas Artists
André Lopes (PT) | Bryn Oh (CA) Capcat Ragu; Meilo Minataur; Takio Ra (PT) | CEEleste Serra (PT) Elif Ayiter, aka Alpha Auer (TR) | Eupalinos Ugajin (IT) | Isabel Valverde (PT) | Julio Juste Ocaña, aka Holala Alter (ES) | Kikas Babenco & Marmaduke Arado (PT) & SaveMe Oh (NL) | Maya Paris (UK) | Osferatus Haven (FR) | Patrick Moya (FR)Pierre-Divier Fouqué (FR) | Pixel Reanimator (UK) | Toxic Menges, Traceshops e Spyvspyaeon (PT) Tutsy NavArAthnA (GR)

Programa: http://www.bienaldecerveira.pt/portal/page/portal/fbac/17bienaldecerveira/Programa

Endereço da Bienal no mundo virtual Second Life:
http://maps.secondlife.com/secondlife/Angel%20Isles/180/204/37

Tradução automática

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