March 21, 2014

Jules Verne versus Júlio Verne, ou como as Wikipedias não são todas iguais

Jules Verne fotografado por Félix Nadar c. 1878 - imagem actualmente no domínio público.


Os perigos da pesquisa de informação na Wikipedia

São recorrentes as dúvidas levantadas por docentes e formadores sobre a fiabilidade da informação que alunos e formandos podem encontrar na Wikipedia. E frequentemente têm razão... em especial se estiverem a falar da Wikipedia em português, ou Wikipédia.

Apesar de fazerem parte de um mesmo projecto, há diferenças, por vezes consideráveis, na qualidade da informação que podemos encontrar na Wikipédia em português, nomeadamente quando comparada com as páginas sobre os mesmos temas disponibilizadas pela Wikipedia em inglês. Esta diferença é particularmente notória quando o tema não é especificamente português, ou brasileiro, e no que diz respeito às fontes incluídas em cada uma das páginas, factor determinante para a aferição da fiabilidade da informação nelas contida.

Jules Verne versus Júlio Verne

Tomemos como exemplo o caso de Jules Verne (EN) versus Júlio Verne (PT) - autor escolhido por ser francês, e não anglófono ou lusófono, afastando assim qualquer interpretação mais 'nacionalista' sobre as diferenças na informação encontrada.

Jules Verne

http://en.wikipedia.org/wiki/Jules_Verne

Na Wikipedia em inglês, a página deste conhecido escritor contém, para além de informação muito detalhada sobre a sua vida e obra, nada menos nada mais do que 145 referências - na sua maior parte bibliográficas - bem como ligações para dezenas de citações. A riqueza de fontes nesta página faz dela um excelente ponto de partida para quem esteja interessado em descobrir mais, ou fazer um trabalho, sobre o autor e a sua produção literária.

Detalhe da página sobre Jules Verne, na Wikipedia em inglês.


Júlio Verne

http://pt.wikipedia.org/wiki/J%C3%BAlio_Verne

E na Wikipédia em português? Para além de um volume muito menor de informação sobre o autor e a sua obra, numa página onde as adaptações ao cinema parecem merecer mais destaque do que a produção literária original, as fontes apresentadas são apenas 5, todas elas links para outros sites da Internet.

Detalhe da página sobre Júlio Verne, na Wikipedia em português.


Resumindo e concluindo 

O caso de Jules Verne versus Júlio Verne é apenas um exemplo, tendo como amostra as páginas relativas a um nome incontornável da literatura ocidental. Muitos outros exemplos existem, infelizmente.

Haverá por certo muitas razões para o diferente estado da arte da Wikipedia em inglês e em português - uma situação que, provavelmente, se verificará se analisarmos versões noutros idiomas. Porém, não é intenção deste artigo reflectir sobre esse assunto e, menos ainda, sobre o número e a profundidade dos conhecimentos das pessoas (todas elas voluntárias, convirá relembrar) que contribuem para as inúmeras versões da maior enciclopédia online gratuita.

O principal objectivo desta reflexão é fornecer pistas para a obtenção de informação minimamente fiável na Wikipedia.
Assim, importará reter o seguinte:

  • Em muitos casos, quem realiza uma pesquisa sobre temas não lusófonos na Wikipedia (em inglês) pode esperar encontrar informação cuja fiabilidade é corroborada por inúmeras referências - muitas das quais, bibliográficas. 
  • Já no que diz respeito à Wikipédia em português, quem tentar encontrar informação fiável sobre um tema não lusófono, ganhará certamente se considerar completar e enriquecer a sua pesquisa na página sobre o mesmo tema disponibilizada pela Wikipedia em inglês, nomeadamente no que diz respeito às referências bibliográficas e citações apresentadas.


(c) 2014 C. M. Elias
Licenciatura em História, Pós-Graduação em Pedagogia do e-Learning (Universidade Aberta). CAP - Certificado de Aptidão Pedagógica de Formador, actualmente CCP - Certificado de Competências Pedagógicas de Formador, emitido pelo IEFP - Instituto do Emprego e Formação Profissional, IP.

Este texto foi escrito de acordo com as regras do Acordo Ortográfico de 1945 (AO45), incluindo as alterações estabelecidas pelo Decreto-Lei n.o 32/73, de 6 de Fevereiro.

Não plagie; cite.

Como citar este artigo (estilo APA):
Elias, C. M. (2014). elearning hoje: Jules Verne versus Júlio Verne, ou como as Wikipedias não são todas iguais. [online] Disponível em: http://elearninghoje.blogspot.pt/2014/03/jules-verne-versus-julio-verne.html [Consultado: inserir data].


March 13, 2014

"Second Life and other Virtual Worlds" e "Web Learning" recomendados como tópicos de referência pela plataforma Scoop.it

No final do mês passado, o tópico "Second Life and other Virtual Worlds" recebeu, pela segunda vez desde o seu lançamento, uma 'golden badge' pelos conteúdos curados sobre o tema Education Tecnology.



Ontem, 12 de Março de 2014, o tópico "Web Learning" recebeu a mesma distinção, desta vez pela curadoria de conteúdos sobre o tema E-Learning.



Estas distinções são extremamente efémeras, podendo literalmente desaparecer vinte e quatro horas após a sua atribuição, mas, ainda assim, continua a ser muito bom verificar que o nosso trabalho é apreciado pela comunidade.

Um agradecimento especial a todos aqueles que contribuíram para este reconhecimento, com as suas visitas, partilhas e recomendações.


March 1, 2014

Novo Desafio de Escrita Criativa. Online. Aberto à Participação de Todos.


Máscara Cem Palavras: Desafio de Escrita Criativa

1 a 15 de Março de 2014

Em época de mascarados, o desafio consiste em escrever um drabble sobre máscaras: carnavalescas ou fúnebres, as que se usam todos os dias – mas que, por vezes, se deixam cair – e aquela que fica guardada para ocasiões muito especiais. Mascarem ou desmascarem… com cem palavras.

AO90 opcional.

Descubra como participar em: Cem Palavras: Desafios de Escrita Criativa




Descubra mais informação sobre aprendizagem online e criatividade na página
https://www.facebook.com/elearninghoje


Tradução automática

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails

Search This Blog